Art. 1º – Os jogos de dominó serão realizados de acordo com as normas e regras que dispuserem neste Regulamento, no cartaz de divulgação e o que for convencionado no Congresso Técnico.
Art. 2º – Os jogos serão realizados nos horários e locais determinados pela Organização Geral, sendo que haverá tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para o primeiro jogo de cada período. Os demais jogos obedecerão aos horários e ordem previstos conforme programação oficial, salvo motivo de força maior.
Art. 3º – Poderão ser inscritos até 03 (três) atletas por equipe, onde 01 (um) será reserva.
- 1º – O reserva poderá participar durante o jogo, somente em partidas diferentes.
- 2º – O jogador poderá completar a equipe a qualquer momento do jogo, se estiver devidamente inscrito em súmula, mediante apresentação da carteirinha de sócio ou documento que comprove seu vinculo social juntamente com documentos oficial com foto.
Art. 4º – Os jogos serão realizados em melhor de 3 (três) partidas ou seja, 2 (duas) vencedoras, sendo cada partida até 100 (cem) pontos.
Art. 5º – Os jogos de dominó serão fornecidos pela organização.
Art. 6º – Para início de cada partida, as pedras serão misturadas por um jogador, e cada jogador virará uma pedra, o que virou a pedra maior será o saidor do jogo, caso haja empate, o saidor será quem tiver tirado o naipe maior. No inicio do jogo as pedras serão misturadas pelo jogador da esquerda de quem virou a maior pedra, e nas jogadas seguintes, as pedras serão misturadas pelo jogador que saiu a partida anterior.
Art. 7º – Os jogos terão a sequência anti-horário.
Art. 8º – As pedras deverão ficar obrigatoriamente dispostas sobre a mesa, em uma ou duas fileira ou caso de tabuleiro (tabua) de dominó, as pedras deverão ser colocadas no local destinados para as mesmas.
Art. 9º – O jogador que tocar na pedra ou ameaçar com a mesma, deverá joga-la, caso contrário perderá 10 (dez) pontos na soma existente, e a pedra deverá ser mostrada ao jogador da direita.
Art. 10º – O jogador que jogar a pedra errada ou jogar fora de sua vez, perderá 15 (quinze) pontos na soma existente.
Art. 11º – Se o jogador “passar” com pedras n mão, ignorando tê-la ou por desatenção, a dupla faltosa perderá 20 (vinte) pontos, e não contará os pontos caso ela venha a bater a partida.
Art. 12º – Se a jogada terminar proveniente de um “fecha” seja uma pedra obrigatória ou não, a dupla que tiver menos pontos vence e quando este fecha terminar empatado, perderá os pontos a dupla que fechou.
Art. 13º – Somente será permitido ao jogador levantar-se da cadeira com a autorização do árbitro/organizador.
Art. 14º – Durante o jogo não será permitido ao jogador fumar.
Art. 15º – A substituição somente poderá ser feita após o término da partida ou em caso de força maior, não será permitido a permanência do reserva ou pessoas junto a mesa de jogo.
Art. 16º – A contagem de pontos obedecerá a seguinte ordem: Vitória por 2X0 =3 (três) pontos
Vitória por 2X1 = 2 (dois) pontos Derrota por 1X2 = 1 (um) ponto Derrota por 0X2 = 0 (zero) ponto
Art. 17º – Critérios de desempate serão analisados no turno em que ocorreu o empate:
a) Entre duas equipes: Confronto direto
b) Entre três ou mais equipes: Maior número de pontos nos jogos realizados entre si e sorteio
Art. 18º – Ocorrendo qualquer irregularidade comunicar de imediato o fiscal ou a organização.
Art. 19º – Caso aconteça WO durante os jogos, a equipe que provocou o WO estará eliminada da competição e todos os jogos que a equipe participou será computado de 2 X 0 ( 200 pontos) para a outra equipe, independentemente dos resultados anteriores que ela participou e os jogos que irá jogar.
Art. 20º – Os casos omissos serão resolvidos pela Organização Geral.
Departamento de Esportes da ASPMJ