PÚBLICO ALVO: Sócios(as), dependentes e convidados(as).

NAIPE: DUPLAS MASCULINAS E DUPLAS FEMININAS. As duplas jogarão no seu Naipe (masculino ou feminino), conforme sorteio e forma de disputa a ser adotada – maiores de 18 anos.

FORMAÇÃO DA EQUIPE: A dupla poderá ser formada entre sócios(as), dependentes ou podendo inscrever um(a) convidado(a), se assim quiser para formar a dupla e também um(a) reserva.

DO JOGO: O regulamento do Torneio estará disponível no site www.aspmj.com.br e no grupo de Whatsapp do Torneio

INSCRIÇÕES: Até dia 19.03.2025 pelo Whatsapp 47 99177-5511 (Jorge) ou pelo e-mail jorge@aspmj.com.br

DIAS DOS JOGOS: Segundas e Quintas-Feiras e a forma de disputa e jogos dependerá do número de participantes inscritos.

OBS: O torneio somente se realizará se tiver no mínimo 05 (cinco) duplas inscritas em cada Naipe (masculino e feminino)

CONGRESSO TÉCNICO e INÍCIO DOS JOGOS: 20.03.2025, às 19:30 horas, nas dependências do Restaurante da ASPMJ

Premiação por Naipe

1º LUGAR:

10 kg de costela + 12 cervejas em lata

2º LUGAR:

08 kg de costela + 12 cervejas em lata

3ª LUGAR:

06 kg de costela + 12 cervejas em lata

4º LUGAR:

04 kg de costela + 12 cervejas em lata

NOTA: Qualquer dúvida, entre em contato pelo whatsapp 47 99177-5511 e fale diretamente com o Jorge.

“FORME SUA DUPLA E VENHA PARTICIPAR !!!”

 

DEPARTAMENTO DE ESPORTE

Jorge Roberto Damasceno

Diretor de Esporte – ASPMJ

REGULAMENTO TÉCNICO DA CANASTRA

TIPO CANASTRÃO (vale tudo conforme regulamento)

Art. 1º – Os jogos de canastra serão realizados de acordo com as normas e regras que dispuserem neste Regulamento e convencionado no Congresso Técnico.

Art. 2º – Os jogos serão realizados nos horários e locais determinados pela Organização Geral, sendo que haverá tolerância de 15 (quinze) minutos apenas para o primeiro jogo de cada período. Os demais jogos obedecerão aos horários e ordem previstos conforme programação oficial, salvo motivo de força maior.

Art. 3º – Poderá ser inscrito até 03 (três) jogadores (as) por equipe, sendo 01 (um) reserva que participara na ausência do titular ou na substituição entre jogos.

Art. 4º – Só poderão participar jogadores associados, dependentes e convidados com idade superior a 18 anos.

Art. 5º – Caso aconteça WO durante os jogos, a equipe que provocou  o WO estará eliminada da competição e todos os jogos que ela participou será computado 3.000 (três mil) pontos para a outra equipe, sendo desconsiderados o resultado e a pontuação dos jogos anteriores, e os jogos que ela iria joga, será computado para o seu adversário como vitória por 3.000 (três mil pontos).

Art. 6º – Durante os jogos não será permitido a permanência de pessoas junto a mesa do jogo, somente as duplas que estão jogando, nem o reserva pode ficar próximo.

Art. 7º – Os jogos serão realizados em uma única partida de até 3.000 (três) mil pontos.

Art. 8º – Os jogos de baralho serão fornecidos pela Organização.

Art. 9º – Os terão sequencia anti-horário.

Art. 10º – Os baralhos serão embaralhados por ambas as duplas, sendo que em seguida um componente de cada dupla tirará uma carta. A carta maior iniciará o jogo sendo, portanto o saidor. O jogador da outra dupla que estiver à sua esquerda embaralhará as cartas e fará a entrega das mesmas após o corte do baralho que será efetivado pelo parceiro saidor, que também distribuirá os dois mortos com 11 (onze) cartas cada um.

Art. 11º – O saidor poderá rejeitar a primeira carta comprada, desde que não junte com as demais que se encontra em suas mãos, tendo direito a comprar outra carta, descartando esta ou outra no seu monte.

Art. 11º – Ao alcançar 1.500 (um mil e quinhentos) pontos, só poderá ser descartado/baixado com no mínimo de 80 pontos. Abrindo com menos, deverá ser recolhido e baixado com 100 pontos, 120… etc, aumentando em 20 pontos a cada baixada errada, o castigo é para a dupla.

Art. 12º – Se o baralho chegar ao final, o último a jogar será aquele que comparar a última carta e descartar, se este jogador não bater, nenhuma das duplas somará os pontos da batida e serão descontados os pontos que tiver em mãos.

Art. 13º – Caso uma das duplas não tenha conseguido pegar o morto, e o baralho chegar ao final, a partida será encerrada e a dupla perderá 100 pontos, como também quando o jogo for encerrado normalmente a dupla que não pegar o morto será descontado 100 pontos.

Art. 14º – Canastra suja poderá ser limpa.

Art. 15º – Somente poderá haver batida final se a dupla tiver canastra suja ou limpa.

Art. 16º – Se uma dupla bater o jogo sem ter canastra, será descontado 300 pontos do saldo existente da dupla infratora. As cartas serão recolhidas e será dada continuidade ao jogo até que uma dupla consiga bater.

Art. 17º – Quando um dos participantes bater o jogo, as cartas dos demais serão descontadas dos pontos existentes, não havendo o suficiente a dupla descontará do saldo existente.

Art. 18º – Estando um dos participantes com somente uma carta (pica-pau), o mesmo só poderá comprar do baralho.

Art. 19º – Uma vez iniciado o jogo somente poderá ser realizada uma substituição após o termino da partida.

Art. 20º –Todos os jogadores deverão manter as cartas sobre a mesa, ou mantê-las na mão, desde que seja visível.

Art. 21º –Todo descarte deverá ser comunicado em tom audível ao companheiro, para a colocação da carta no jogo.

Art. 22º – Os jogadores que mostrarem uma ou mais cartas ao companheiro, voluntário ou involuntariamente. Caso isso ocorra, a dupla será penalizada com a perda de 50 pontos da soma existente.

Art. 23º – O jogador da vez poderá mexer no descarte para observar se as cartas servem ou não, porém não poderá puxar o descarte e depois devolvê-lo à mesa, caso isso ocorra deverá ficar com a mesa (descarte).

Art. 24º – Nenhum jogador poderá pedir uma carta, comentar ou incentivar uma jogada durante o jogo. Caso isso ocorra, a dupla será penalizada com a perda de 100 pontos da soma existente.

Art. 25º – Quando uma dupla não baixar nenhum jogo, e a equipe adversária bater a partida, esta será penalizada com a perda de 300 pontos na soma existente.

Art. 26º – Só será permitido conversar paralela ao jogo, depois que for encerrada a rodada ou a partida.

Art. 27º – Cada dupla fará sua contagem de pontos após o bate, podendo ser conferida pela dupla adversária e também pela organização, caso seja necessário.

Art. 28º – Cada carta terá o valor de 10 pontos independentemente do naipe.

Art. 29º – A contagem de pontos será:

      • Batida final = 100 pontos;
      • Canastra suja = 100 pontos;
      • Canastra limpa = 200 pontos, e
      • Canastra de Coringas = 1000 pontos

 

Art. 30º – Valerá trinca de qualquer carta.

Art. 31º – Não será utilizado o coringão.

Art. 32º – Haven do o abandono do jogo, a equipe adversária vencerá com a contagem de pontos à zero, em cada partida e a equipe será eliminada da competição valendo os jogos até ali realizados  e as próximas partidas será dado vitória para os adversários com a contagem máxima para fechar o jogo a zero.

Art. 33º – Pontuação no decorrer dos jogos será:

Vitoria= 02 pontos

Derrota = 00 pontos

Art. 34º – Critérios de desempate serão analisados no turno em que ocorreu o empate:

      • Entre duas equipes: Confronto direto
      • Entre três ou mais equipes: Maior número de pontos nos jogos realizados entre si
      • Sorteio

 

 

Art. 35º – Durante a partida não será permitido fumar no local dos jogos.

Art. 36º – Os casos omissos serão resolvidos pela Organização.

 

 

DEPARTAMENTO DE ESPORTE

Jorge Roberto Damasceno

Diretor de Esportes